Um outro mundo está na barriga deste!

Junho 16, 2011 at 7:44 pm 2 comentários

Nos últimos anos muito tem sido falado sobre mudanças planetárias.  Algumas notícias abordam temas científicos como aquecimento global, tempestades solares, mudanças do eixo terrestre e campo magnético da terra etc.  Outras tem um tom espiritual e místico como o encerramento do ciclo em 2012, previsto pelo calendário Maia.

Em um contexto revolucionário tão complexo  prever o futuro não me parece sensato nem produtivo.   Creio que o futuro realmente não esteja definido e depende das ações que escolhermos.

Contudo, o ser humano nunca lidou muito bem com a incerteza e o caos.  Portanto o cenário atual provoca atitudes diversas que variam em um espectro que vai desde  a apatia e alienação em um extremo até engajamento consciente no outro. Dentro dessa amplitude de reações talvez possamos colocar o medo e rejeição em um ponto mediano (ponto de mutação).  Bem,  está cada vez mais difícil para as pessoas manterem a apatia, pois é inegável que estamos vivenciando um momento de intensas mudanças planetárias! Mas a ignorância e manipulação das massas pelas mídias convencionais ainda é muito forte e promove uma grande onda de medo.

Considero o medo uma das piores atitudes frente aos desafios por ser raiz de ações de isolamento, violência, destruição.

Assim, gostaria de compartilhar por aqui outras visões e estratégias para encarar as mudanças com entusiasmo, esperança, compaixão.  Sentimentos que trazem ações de cooperação e produzem paz.


Para iniciar trago uma postagem que encontrei no Blog “Vi o mundo: o mundo que você não vê na mídia”  sobre uma entrevista recente com Eduardo Galeano sobre as manifestações na Espanha.

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que apareceu de surpresa na Praça Catalunha, depois de ter estado também nas Portas do Sol, o segredo das acampadas é a “vitamina E”, de Entusiasmo.

“Entusiasmo”, explica Galeano, vem de uma palavra grega que significa “ter os deuses dentro”. “E cada vez que vejo que os deuses estão dentro de uma pessoa, ou de muitas, ou de coisas, ou da natureza… digo: ‘Isso é o que falta para me convencer de que viver vale a pena’”.

Galeano diz que vivemos num mundo infame, muito pouco alentador. “Mas há outro mundo na barriga deste, esperando. Que é um mundo diferente. Diferente e de parto difícil. Não nasce facilmente. Mas com certeza pulsa no mundo em que estamos.” O escritor uruguaio diz que reconhece esse outro mundo em manifestações espontâneas como a da Praça Catalunha, em Barcelona, ou na Porta do Sol, em Madrid.

Recomendamos: assista à entrevista de Galeano na íntegra. Excelente!

Pessoas como Eduardo Galeano são inspiradoras para nossas ações de “parir” esse novo mundo com o qual sonhamos.  E o mais inspirador é observar que há uma teia crescendo em velocidade exponencial por todo o planeta com inúmeras pessoas inspiradoras engajadas em sonhos comuns!

Aqui no Blog já divulguei algumas dessas redes e ações como Redes de Comércio Justo e Solidário e Permacultura Global. E felizmente há tantas outras que a cada dia está mais difícil de mapear! Para comprovar essa afirmação sugiro acessar as palestras do site do movimento TED.

TED http://www.ted.com/ – TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a “Ideias Que Merecem Ser Espalhadas”. Começando como uma conferência de quatro dias na Califórnia há 25 anos, o TED tem crescido para apoiar estas ideias que mudam o mundo com iniciativas múltiplas. A Conferência TED anual convida os maiores pensadores e ativistas do mundo para falarem por 18 minutos. Suas falas são disponibilizadas gratuitamente no site TED.com.

Cada palestra mostra o trabalho inspirador de uma pessoa/organização e revela outras redes…no site encontrei 968 palestras! E ainda há muitas outras nos eventos específicos:

Tedex – Porto Alegre
Tedex – Amazônia
Tedex – São Paulo

Podemos ainda visitar presencialmente ou virtualmente lugares engajados na criação de outros mundos possíveis pautados em relacionamentos de amor e compaixão. Por exemplo, a ecovila de Tamera (http://www.tamera.org) onde mais de 100 pessoas vivenciam e se dedicam à difusão de relações de paz e cura (Veja manifesto de Tamera).

Por fim, e ainda mais importante, vemos mudanças profundas acontecendo no coração das pessoas. Homens cada vez mais sensíveis e conscientes da necessidade de religação com a essência feminina:

Enfim, a beleza do mundo e das possibilidades humanas estão aí para quem quiser ver e se emocionar.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Abelhas nativas sem ferrão O veneno está na mesa!

2 comentários Add your own

  • 1. renata  |  Junho 17, 2011 às 8:06 am

    wow Monica !!, muito sensato o que vc escreveu, alguem tao jovem como vc com esta lucidez e’ a prova de que realmente existe um mundo melhor dentro da barriga deste e que esta’ ao alcance de todos dependendo das escolhas que fizermos! continue neste caminho que vc “contaminara” e levara’ muitos contigo! um abraco !
    Renata

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: