Se não for divertido não é sustentável…

Abril 17, 2011 at 5:46 pm 1 comentário

Normalmente minhas postagens aqui no Blog são focadas na apresentação de informações, descobertas, referências. Contudo, a essência de uma cultura permanente está na ética e em princípios envolvendo amor e cuidado para com todas as formas de vida.

Assim, essa postagem terá um caráter mais pessoal, tratando das emoções e alegrias de ser uma permacultora.

Normalmente os sítios e espaços de grupos que trabalham com propostas de sustentabilidade são locais muito bonitos de natureza exuberante e construídos utilizando diversas técnicas da permacultura.

Mas a verdadeira beleza desses espaços não pode ser percebida pelos olhos e sim com o coração.

Yvyporã é um desses lugares…

Uma estação de permacultura onde descobri que o passo mais importante para a sustentabilidade é ser feliz, cuidar de si e de todos os seres, celebrar a vida, cultivar amizades! No dia-a-dia muitas vezes os processos são lentos e nem sempre as coisas saem da forma que planejamos. Mas tudo bem, pois “asi es la vida”… inesperada, surpreendente. O mais importante é que realizamos cada ação com boas intenções e alegria, pois conforme disse um amigo permacultor “se não for divertido não é sustentável”! Afinal, de que adianta uma cozinha perfeitamente equipada e vazia ou pior com pessoas mal-humoradas? No nosso caso em Yvy, estamos há vários meses com a casa em reforma, sendo aos poucos finalizada com a mão de obra de cada um de nós. Quando der a cozinha estará pronta, mas penso que em nada mudará nossas atitudes, pois ainda que por vezes o espaço esteja bagunçado é sempre partilhado com alegria entre amigos queridos.

 

Tucano

Independentemente do volume de trabalho por fazer, sua realização é uma diversão e nada impede as paradas para prosas, lanchinhos e momentos de simplesmente celebrar estarmos juntos.

Outra frase sábia que ouvi do amigo Gardel do sítio Curupira é que “um permacultor trabalha de sombra em sombra” (salientando que trabalhar deve ser algo prazeiroso, em contraste com o senso comum no qual trabalho está vinculado a algo “pesado”, de “sol a sol”). Um ritmo tranqüilo e natural como esse não impede grandes realizações. Muito pelo contrário, no sítio Curupira o casal mantém uma vasta produção de alimentos no pomar, na horta e ainda ampliam as opções com produção de cogumelos, criação de galinhas, codornas e mesmo de camarões! Também nessa perspectiva de questionamento do “senso comum” acho de muita sabedoria um frase lema do movimento do Calendário da Paz afirmando que “tempo é arte”. Quem acha que “tempo é dinheiro” deveria parar um pouco para refletir sobre o que realmente importa na vida…

 

Outro sentimento que está cada vez mais intenso para mim é de que estamos todos conectados. Por mais clichê que essa frase possa parecer realmente faz sentido para mim. Nas últimas postagens coloquei vários exemplos de redes na Internet, algumas formadas por milhares de pessoas de todo o planeta trabalhando juntas! Distância é um conceito relativo quando tratamos de amizades e com as tecnologias precisamos atualizar ditados… “longe dos olhos, mas perto do coração e a apenas um click de distância”.

Bem, vou finalizando com um brinde a todas essas pessoas maravilhosas que tenho encontrado pelo caminho e que dedicam tanto amor para tornar esse planeta um pouco melhor para o bem estar de todos!

Entry filed under: Propriedades, ecovilas, .... Tags: .

Redes de comércio justo e solidário Abelhas nativas sem ferrão

1 Comentário Add your own

  • 1. suzana  |  Abril 20, 2011 às 4:29 pm

    Moniquinha…
    Que delícia de postagem!!!! Gracias…
    Gracias pela leveza, pela amizade, etc etc…
    Sabes que sempre tens um pouso seguro por aqui…
    Asi és la vida… nem sempre triste… etc etc…
    Seguimos,,, um passinho de cada vez… E vamos ser felizes!!!
    beijos
    Su

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: