Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sustentabilidade

Setembro 29, 2010 at 8:56 pm Deixe um comentário

Ultimamente ando um pouco ausente do blog devido aos meus trabalhos com informática educativa e educação a distância. Então percebi que as tecnologias são tão presentes na minha vida, que não costumo postar a esse respeito…  Contudo foi realmente por acaso que deixei o Blog voltado para outras áreas de sustentabilidade, mais novas para mim e, talvez por isso, mais instigantes para postar aqui.

Porém, está na hora de remediar esse equívoco :>) Afinal, vivemos em uma sociedade altamente tecnológica, que lhe rendeu adjetivos como “Sociedade da Informação”, “Cibercultura”, “Tecnodemocracia” entre outros.  Trabalho nesta área, pois considero que as TIC potencializam uma cultura sustentável, permeada pelos conceitos de cooperação e redes.

Conforme sintetiza Hugo Asmann em seu artigo “Metamorfose do aprender na sociedade da informação”: A sociedade da informação precisa tornar-se uma sociedade aprendente. As novas tecnologias da informação e da comunicação assumem, cada vez mais, um papel ativo na configuração das ecologias cognitivas. Elas facilitam experiências de aprendizagem complexas e cooperativas. O hipertexto não é uma simples técnica. É uma espécie de metáfora epistemológica para a interatividade. As redes e  a conectividade podem abrir nossas mentes para  a sensibilidade solidária. A sociedade da informação requer um pensamento transversal e projetos transdisciplinares de pesquisa e aprendizagem. (Leia o artigo completo…)

Mas será que nossa realidade hoje reflete realmente uma tecnodemocracia? Infelizmente nem sempre os melhores potenciais são aproveitados…tecnologias são instrumentos, ou seja, não possuem em si o julgamento acerca da qualidade de seu uso. Portanto, cabe aos seres humanos serem mais conscientes de seus atos, aproveitarem de forma ética e sustentável as TICs e principalmente assumirem a responsabilidade pela formação das novas gerações.

Atualmente ainda grande parte da população de países como o Brasil, pode ser considerada como excluída digitalmente. Seja pela falta de acesso, mas principalmente pela falta de conhecimentos e criticidade.  Cabe salientar que não basta saber “apertar alguns botões” para se considerar “alfabetizado” digitalmente. Por exemplo, é comum as crianças, por serem “nativos” em um mundo repleto de tecnologias, demonstrarem facilidade técnica. Assim, muitos pais e educadores deixam elas “se virarem sozinhas”, pois consideram que são mais preparadas do que eles para o uso das tecnologias. Esse é um grande erro! Certamente as crianças possuem maior domínio técnico, porém não possuem maturidade para o uso consciente e crítico das mesmas.

Portanto, entre os pesquisadores da área de informática educativa, como eu, há uma grande preocupação na formação dos educadores, buscando prepará-los para atuarem em parcerias com seus alunos.

A pais, professores e demais pessoas preocupadas com a educação, sugiro conhecer um pouco das iniciativas do MEC nesse sentido. O Portal do Professor(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) reúne um vasto conjunto de informações. Especialmente aos professores sugiro uma olhada nos materiais de cursos do Programa Proinfo Integrado. O PROINFO é um amplo programa de ações do MEC para a informatização das escolas no Brasil. Promove, desde a oferta de equipamentos até a formação dos professores e gestores das escolas.

E para quem quiser saber mais acerca do potencial cooperativo das TICs, sugiro fortemente o filme “Us now!” (http://docverdade.blogspot.com/2010/02/nos-agora-us-now-2009.html) que trata essencialmente de comunidades virtuais.

Veja trailer do filme no Youtube:
http://www.youtube.com/v/MXSZFxiAbwo?fs=1&hl=pt_BR

Entry filed under: Educação. Tags: .

Biofertilizante de humus ou chorume de minhocas PDC – Curso de Design em Permacultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: