Beleza sem riscos (continuação)

Setembro 3, 2010 at 8:26 pm Deixe um comentário

Quanto mais pesquiso, mais percebo a complexidade do tema e o quanto, de forma geral, estamos desinformados. Obviamente há uma explicação lógica para a falta de informações, pois se a população tivesse consciência da quantidade de tóxicos presentes em praticamente todos cosméticos tenho certeza que o consumo diminuiria! Ao menos sairíamos do topo da lista dos países de maior consumo. Isso mesmo! Você sabia que o Brasil está no topo da lista dos países de maior consumo de cosméticos, perdendo apenas para o Japão e Estados Unidos e o segundo em cirurgias plásticas?  Talvez cultivar a beleza seja algo positivo, mas se for por meio de produtos repletos de toxinas ou por intervenções cirúrgicas penso que exista algo de muito errado nesses hábitos…

Sugiro que leia o artigo da Associação Brasileira de Medicina Biomolecar, para julgar por si mesmo(a). Nesse artigo há uma descrição de 8 substâncias usualmente encontradas nos cosméticos e seu potencial risco a saúde: formaldeído, parabeno, silicone, triclosan, alumínio, alquilfenol, polietilenoglicol (PEG) e óleo mineral.

Os cosméticos podem provocar câncer de mama, doença de Alzheimer, dores articulares, crises de asma, puberdade precoce, entre outras patologias. (http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Cancer/ca-0414.pdf).

Na verdade, essa listagem é bastante sucinta encontrei várias outras referências listando mais produtos. A mais completa é de um Guia em inglês: http://www.ewg.org/skindeep/

No início é realmente difícil compreender tantos nomes e variações nos rótulos intencionalmente complicados e minúsculos. Mas vale a pena insistir, você irá perceber que nem mesmo os produtos para bebês se salvam!

Bem, chega de drama, não é mesmo? Hora de tratarmos de possibilidades e soluções para cultivar a beleza de forma mais saudável!!!

Vou começar pela pele que é a parte mais simples, pois a maneira mais adequada de cuidar da pele é utilizando óleos e nosso país é rico em possibilidades (procure em lojas de produtos naturais ou distribuidoras de produtos para farmácias, por óleos puros). Segundo pesquisas (http://www.coconut-connections.com) um dos mais indicados é o óleo de côco. O óleo de côco virgem protege e suaviza a pele, combate radicais livre que provocam o envelhecimento e ainda pode ser usado para tratar diversos problemas de pele. Outros óleos que também promovem resultados maravilhosos são de abacate (http://www.brazil-brasil.com/content/view/307/78/), semente de uva e rosa mosqueta (esse último é importado). E, se ainda quiser outros tipos de tratamentos, como máscara, há opções com uso de argila.

Opções para cabelo, maquiagem são mais restritas e provavelmente você terá que pesquisar e encomendar pela Internet. Há alguns blogs que abordam atitudes ecológicas em geral, mas tem um foco especial para a estética:

Green Gloss (http://www.greengloss.com.br)
Verdinho Básico (http://www.verdinhobasico.com.br/)
Gorgeously Green (http://www.gorgeouslygreen.com/) => em inglês, vale a pena, cheio de receitas e dicas!

Obviamente, falar de beleza com saúde envolve também alimentação. Mas, esse tema ficará para postagens futuras…

Entry filed under: Consumo consciente, Saúde. Tags: .

Beleza sem riscos… Biofertilizante de humus ou chorume de minhocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: