Visita ao Sítio Talismã – RS

Julho 4, 2010 at 10:55 pm Deixe um comentário

Costumo viajar bastante e nessas “andanças” busco sempre fazer novas amizades e trocar experiências com pessoas que considero terem buscas semelhantes às minhas:  viver em harmonia consigo, com o ambiente e seus ciclos naturais e tratando com respeito todos os seres.

Assim, nesta postagem, contarei um pouco do meu encontro com o casal Cleusa e Tomás, no Sítio Talismã.

O Sítio Talismã ((http://sitiotalisma.wordpress.com/) se localiza entre Pelotas e Rio Grande. Há seis anos o casal Cleusa e Tomás iniciou a recuperação do local (na época a terra estava com solo degradado e quase sem árvores). Com o tempo planejaram e desenvolveram estruturas para permitir a sustentabilidade: manejo da água (captação, proteção de fontes, açudes); árvores para quebra-vento, pomar, horta, compostagem etc.

Atualmente, com a evolução do espaço e aprendizagens construídas e com o apoio de vários colaboradores,  eles também realizam um trabalho pedagógico. Periodicamente são ministrados cursos no sítio, que mostram o seu processo de produção, desde a recuperação e preparo da terra até a colheita e industrialização artesanal de seus produtos, bem como a sua comercialização na rede de consumidores ecológicos.

Pude conhecer e degustar algumas das delícias que são produzidas por lá. Segundo a Cleusa, o patê de alho poró é um dos produtos mais vendidos. Ao saboreá-lo é fácil saber a razão!!!

Foi uma tarde muito agradável, de muitas conversas e descobertas de afinidades.  Dialogando com esse casal simpático divagamos por diversas correntes filosóficas (Permacultura, Biodinâmica, Agricultura natural, Agroecologia).  Foi difícil parar de tagarelar!

Interagir com pessoas com princípios afins é um processo muito rico para percebermos nossas limitações, potencialidades e aprendermos juntos. Sem esquecer, obviamente, que é muito legal fazer novos amigos!

Por essas razões, neste Blog, busco divulgar iniciativas e estimular a formação de redes de cooperação (obviamente com a devido autorização das pessoas envolvidas). Na página “Visitas e mapeamentos” você poderá visualizar a localização aproximada do sítio Talismã e de vários outros locais já mencionados por aqui!

Entry filed under: Propriedades, ecovilas, .... Tags: .

Manejo do minhocário doméstico Beleza sem riscos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: