Manejo do minhocário doméstico

Junho 29, 2010 at 7:38 pm 34 comentários

Acompanhando as estatísticas de acesso ao blog pude observar o grande interesse na postagem ensinando como estruturar um minhocário doméstico (https://vidasustentavel.wordpress.com/2009/09/22/utilize-seu-lixo-organico-em-um-minhocario-domestico/).

Desta forma, achei pertinente dar continuidade àquela mensagem, agora contando um pouco de minha experiência e aprendizagens acerca do manejo do meu mihocário.

Cuidados com o minhocário:

  • Controlar a umidade na caixa onde estão as minhocas.  Elas gostam de um ambiente úmido, porém sem excessos. A umidade dos restos de alimentos, especialmente frutas, normalmente é suficiente ou mesmo excessiva. 

Quando há excesso de líquidos, a tendência é que eles sejam drenados para a caixa coletora que fica na base da pilha para esse fim (coletar chorume). De qualquer forma, é interessante evitar que o minhocário fique muito molhado, protegendo-o de chuva.

O problema inverso, deixar o minhocário muito seco, costuma ser mais grave para a saúde das minhocas.  O minhocário deve ficar protegido do sol e, especialmente no verão, verifique se o resíduo orgânico na caixa com as minhocas precisa de mais água. Nesse caso, molhe conforme a necessidade.

  • Utilizar uma tela isolando o minhocário de formigas, moscas entre outros insetos que podem ser atraídos pelo processo de decomposição da matéria orgânica.

Minha mãe (na foto!) reciclou um tecido e costurou a capa mostrada. Além de agrônoma, ela possui inúmeras habilidades, sensibilidades,  conhecimentos. Meu amor pela vida e cuidados com a terra e todos os seres são em grande parte herança da mãe maravilhosa que tenho!  Obrigada mãe!!!

Retomando…o uso da tela não é obrigatório. Apenas recomendo por ser desagradável ter moscas se proliferando por perto.

  • Controlar o volume de alimento em relação à proporção de minhocas. Alimento abundante não é problema. Os cuidados devem ser no sentido de evitar ter pouco alimento para um número muito grande de minhocas. Assim, observe se as minhocas estão se multiplicando normalmente, verificando se há indivíduos em diferentes etapas de desenvolvimento (filhotes e adultos). Também se parecem “gordinhas” e saudáveis. Talvez você considere esse tipo de análise empírica e  difícil. Não se preocupe, continue interagindo e observando seu minhocário, pois somente assim você irá desenvolver sua sensibilidades acerca do que se passa naquele ambiente.

Se você considerar que há minhocas demais, pode tirá-las para outro minhocário ou mesmo largá-las em um canteiro de plantas.

Uma última dica se refere à “migração das minhocas”. Ou seja, quando a segunda caixa estiver chegando no seu volume máximo de preenchimento você começará a colocar o lixo orgânico na caixa de cima (reserva).  O fundo da caixa de cima deve ficar em contato com o conteúdo da caixa do meio, pois à medida que o resíduo orgânico se torna mais escasso na caixa do meio, elas irão buscar alimento na caixa de cima (lembrando que a primeira e segunda caixas possuem o fundo repleto de furos para facilitar a passagem das minhocas e/ou do chorume). Entretanto, no meu minhocário, observei  que as minhocas buscavam alimento e retornavam para o ambiente da caixa anterior, a qual praticamente só continha húmus. Então, para acelerar um pouco o processo eu transferi manualmente um pouco de húmus e minhocas para a caixa de cima. Na minha opinião, esse espaço mais “agradável” está facilitando a migração.

No momento, grande parte das minhocas já migraram e, em breve, poderei retirar o húmus pronto da caixa do meio. Quando vazia, ela ficará como reserva para ser colocada no topo da pilha, assim que a caixa atual estiver cheia.

Entry filed under: Agricultura orgânica, Permacultura. Tags: .

Curso de mobiliário em bambu Visita ao Sítio Talismã – RS

34 comentários Add your own

  • 1. eunice  |  Setembro 4, 2010 às 2:22 pm

    adorei este esquema, mas não estou conseguindo comprar minhocas. onde conseguir aqui no rs?

    Responder
    • 2. Carapeços Arriada Mônica  |  Setembro 4, 2010 às 5:26 pm

      Eunice,
      Eu consegui as minhocas na Embrapa, em Pelotas. Praticamente todos agricultores orgânicos tem minhocário. Então sugiro que você entre em contato com grupos afins CAPA, Embrapa, EMATER podes conversar diretamente com agricultores em feiras orgânicas. Enfim, acredito que não será difícil você conseguir.

      Boa Sorte! :>)

      Responder
  • 3. marcio korff  |  Setembro 5, 2010 às 6:41 pm

    estou começando um miocario no interior do esta , pois é um lugar propicio para isso. tem basatante sombra e espaço,e terra de mato ao lado, como como as matrizes, onde poss adquir meu telefone e55- 8125052

    obrigado,marcio korff

    Responder
  • 4. marcio korff  |  Setembro 5, 2010 às 6:44 pm

    estou começando um miocario no interior do esta , pois é um lugar propicio para isso. tem basatante sombra e espaço,e terra de mato ao lado, como como as matrizes, onde poss adquir meu telefone e55- 81250525

    obrigado,marcio korff

    Responder
    • 5. Carapeços Arriada Mônica  |  Setembro 10, 2010 às 3:54 pm

      Olá Márcio,
      Da mesma forma que sugeri à Eunice, em primeiro lugar podes tentar procurar entidades vinculadas aos agricultores orgânicos.
      Porém, se não tiveres essa possibilidade e quiseres comprar minhocas, sugiro um bom fornecedor.

      No Portal da Minhoca eles oferecem esse serviço. Eu nunca encomendei, mas parece ser uma fonte confiável: http://www.minhobox.com.br/loja/produtos/loja-matrizes.php

      Abraços,
      Mônica

      Responder
  • 6. José Antonio Vieira de Castro  |  Outubro 13, 2010 às 5:39 pm

    Gostaria de minhocas mara melhjoramento da terra para cultivar ortalicias

    Responder
    • 7. Jorge Luiz  |  Março 23, 2014 às 8:52 pm

      Comprei com a sra., Denise, que vende minhocas.
      contato- 021 37114687
      Atenciosa e honesta.

      Responder
  • […] Manejo do minhocário doméstico « Vida sustentável. […]

    Responder
  • 9. iara moroso ramos  |  Abril 1, 2011 às 12:42 am

    Oi pessoal.

    Iniciei um pequeno minhocário doméstico há quatro meses conforme orientação de vocês. Entretanto há aproximadamente 25 dias apareceram alguns vermes, o ambiente se tornou lodoso e infestado de moscas (caixa superior). As minhocas se enroscam entre si formando “novelos’,

    Grande quantidade de minhocas permanecem na caixa do meio, não migraram para a superior.

    O chorume, antes amarelo escuro, esta preto e investado de pequenos vermes,

    Qual a solução para esses problemas? Por favor me ajudem.

    Obrigada pela cooperação

    Iara.

    Responder
    • 10. Carapeços Arriada Mônica  |  Abril 1, 2011 às 7:37 pm

      Olá Iara,
      Pelo visto o ambiente está com muita umidade e faltando palhada. Quando se coloca muita matéria orgânica (frutas, legumes, verduras) e não se coloca palha seca (folhas secas, grama seca, enfim palha vegetal) há excesso de nitrogênio e realmente pode ficar muito úmido e com odores que chamam moscas. Também é essencial o cuidado com o que colocar no minhocário, não é recomendavel inserir restos de comida cozida e condimentada, farinhas ou outros alimentos processados.

      Portanto, indicaria acrescentar palha e tentar sempre intercalar, quando colocar restos orgânicos jogar por cima palha para cobrir.

      A infestação de moscas ocorre quando o minhocario está aberto. Você colocou tela? Antes de colocar a tela eu tive esse problema. Por isso fechei com tela e tive que eliminar as moscas que foram nascendo durante um tempo…

      Porém, minhocas enroladas entre si me parece bom. Sinal de saúde, pois há uma grande quantidade de minhocas e elas se unem para procriar. Também o fato de muitas não terem migrado não é algo ruim, pois indica que ainda possuem alimento na caixa de baixo e que o ambiente não está tão insalubre, senão elas fugiriam.

      Adicione folhas para secar um pouco e assim que sair dessa condição de “lodo” se você quiser pode retirar o composto, ainda que contenha minhocas. Você pode usá-lo com as minhocas ou peneirá-lo.

      Bom trabalho de resgate do seu minhocário!

      Responder
  • 11. flavio araujo oliveira  |  Julho 28, 2011 às 3:54 pm

    gostei muito desta reportagem adorei

    Responder
  • 12. Julio Cesar  |  Outubro 6, 2011 às 6:13 pm

    Crio minhocas vermelhas da califórnia em um minhocário de três caixas dentro da área de seviços do apartamento onde moro no Rio de Janeiro. Além de dar a minha contribuição ao meio ambiente, não jogando lixo orgânico fora e aumentando ainda mais os lixões, o minhocário se mostra ótimo no combate do estresse do dia-a-dia.
    Infelizmente aqui onde moro é muito quente e no verão as minhocas sofrem bastante com o calor, já que elas preferem temperaturas mais amenas.
    Desde que eu comecei a criar minhocas, já faz mais de um ano, nunca mais joguei resíduos orgânicos no lixo, vai tudo para o minhocário e as minhocas e o meio ambiente agradecem.
    Parabéns a todos que abraçarem essa idéia, com certeza se sentirão satisfeitos em participarem dessa grande idéia ecológica.

    Responder
  • 13. Julio Cesar  |  Outubro 6, 2011 às 6:26 pm

    Ao pessoal que deseja comprar minhocas.
    Indico que comprem no Mercado Livre, lá tem pessoas de ótima reputação e foi lá que comprei as minhas.
    Inciciei o minhocário com 250 minhocas vermelhas da califórnia e mais 50 da africana, mas estas têm o hábito de fugirem da caixa e com isso acabaram morrendo secas no chão. Se quiserm comprar com segurança, procurem no Mercado Livre uma anunciante que é da cidade de salto, o nome dela é Yara, com certeza farão uma compra certa e segura.
    Não estou fazendo propaganda, apenas comprei com essa pessoa e ela foi super atenciosa e profissional.
    Felicidades a todos.

    Responder
    • 14. FÁTIMA  |  Novembro 19, 2011 às 8:59 am

      Faço minhas as suas palavras Julio… também comprei o minhocário com a Yara e ela acabou se tornando uma amiga e consultora, é realmente uma pessoa especial… também compartilho com você quando diz que o minhocário se torna uma eficiente terapia nessa vida conturbada… muuuito bom mesmo… recomendo… abraços a todos…

      Responder
  • 15. a  |  Outubro 30, 2011 às 8:04 am

    Verdade, comprei um monhocário com a srnhara Yara e ela foi muito atenciosa comigo. Tambem estou iniciando meu criatorio …Adorei a ideia de fazer um trotetor para e vitar a entrada de isentos. Parabens pelo blog, muito bom! Abs

    Responder
  • 17. rosane  |  Novembro 3, 2011 às 8:50 pm

    quero comecar um minhocario, com qual minhoca devo usar

    Responder
  • 19. denise  |  Dezembro 8, 2011 às 12:14 am

    crio e vendo minhocas californianas gigantes africanas grilos tenebrios e besouros do amendoim denise rj
    contato-021 37114687

    Responder
  • 20. carlos guilherme  |  Abril 2, 2012 às 10:43 pm

    Ola, gostaria de saber o seguinte, a caixa do meio deve estar cheia até encostar no fundo da primeira?
    Outra duvida é o seguinte, estou pensando em criar para pescar, neste porcesso a quantidade de minho é suficiente para que eu tire uns 300 grs por mes mais ou menos.

    Responder
    • 21. Carapeços Arriada Mônica  |  Abril 3, 2012 às 9:38 pm

      Olá Carlos Guilherme,
      Eu costumo deixar a caixa do meio ficar bem cheia e encostar no fundo da primeira, pois penso ser necessário para facilitar a migração das minhocas de uma caixa para a outra.

      Sobre a produção de minhocas em grs não sei te informar. Sempre costuma ter bastante minhocas, mas não costumo catá-las pois meu interesse é pegar o húmus pronto.
      Abraços, Monica

      Responder
  • 22. FÁTIMA  |  Abril 9, 2012 às 12:37 pm

    ola Carlos… tenho um minhocario desde outubro/11 e ja deu pra observar e aprender algumas coisinhas como por exemplo: na pratica, nunca consegui deixar, por muito tempo, a caixa do meio suficientemente cheia pra encostar no fundo da primeira… acontece que o volume do conteudo sempre diminui no decorrer do processo, aí eu vou colocando mais um pouquinho de residuo pra completar o espaço, resultado: eu sempre acabo transferindo manualmente as minhocas para a caixa de cima que geralmente vai ficando cheia sem que as minhocas se transfiram sozinhas… sei la se faço algo errado… mas o importante é que elas estao bem e se multiplicando bastante.
    aprendi tambem que nao adianta ficar ansiosa nem ter pressa com as minhocas, elas têm o tempo delas que é bem diferente do nosso hehehehe
    nesse tempo tive alguns “eventos” no meu minhocario que me fizeram ate pensar que nao daria certo, mas ainda bem q eu persisti e hoje imagino ter mais de 3.000 minhocas…
    o mais importante é voce manusear e observar muito e sempre o seu minhocario e ir aprendendo com suas proprias experiencias, que com certeza serao bem diferentes das dos outros, assim como aconteceu comigo… te garanto que vale muito a pena.. boa sorte
    abraço
    Fátima

    Responder
  • 23. joão gilberto  |  Julho 2, 2012 às 2:31 pm

    QUANDO COLOCO OS RESTOS DE COMIDA(CASCA DE FRUTAS……..) E FOLHAS SECAS DEVO USAR O GARFO E MISTURAR TUDO COM O QUE JÁ TEM NO MINHOCÁRIO?
    OU COLOCAR UMA CAMADA DE COMIDA E OUTRA DE FOLHAS SECAS EM CIMA E ASSIM POR DIANTE?

    Responder
    • 24. Carapeços Arriada Mônica  |  Julho 6, 2012 às 1:03 pm

      Olá João Gilberto,
      Não é necessário misturar tudo a cada vez que coloca mais restos. Apenas é importante o cuidado de cobrir bem com bastante folhas secas. E de tempos em tempo é legal revirar para observar como está o processo, observar por se está muito úmido (faltando folhas) e se as minhocas estão se multiplicando bem.

      Responder
  • 25. Isa Isafialho  |  Novembro 5, 2012 às 7:16 pm

    oi gostaria de saber porque tenho miuta miocas nas caixas e pequena demais .obrigado isa

    Responder
    • 26. Carapeços Arriada Mônica  |  Novembro 7, 2012 às 10:04 am

      Olá Isa,
      Desculpe, não compreendi sua questão. Você poderia explicar com mais detalhes.
      Abraços, Monica

      Responder
  • 27. Ricardo Macario  |  Dezembro 18, 2012 às 1:26 pm

    Olá, amigos, tudo bem?
    Preciso de ajuda com informações. Reparei no meu minhocário o aparecimento de pequenos vermes de cor bem clara (um bege). o interior da caixa, apesar dos buracos para respiro serem do tamanho 1,5 mm, tem aparecido pequenos insetos dentro das caixas (não são moscas). Estes pequeníssimos vermes poderão estragar todo o minhocário?
    Esta é minha primeira experiência com minhocário. Procurei seguir à risca todas as informações que adquiri.
    Como resolver este problema. Precisarei separar todas as minhocas e recomeçar do zero? Estes pequenos vermes (posso estar me confundindo) podem ser filhotinhos de minhocas? Obrigado pelas informações.

    Responder
    • 28. Carapeços Arriada Mônica  |  Dezembro 18, 2012 às 5:27 pm

      Olá Ricardo,
      Pelo que vc diz me parecem larvas. De que exatamente é difícil dizer. Podem ser de bichinhos de frutas…
      A princípio não precisa se preocupar. Afinal, o minhocário é um sistema vivo e tudo que é vivo interage. Se vc for em um jardim e levantar alguma palhada verá minhocas e quantos bichinhos mais? Há sempre uma enorme diversidade de vida, certo?

      Assim, observe, interaja, aprenda. É assim mesmo que deve funcionar um minhocário.
      Abraços e boas observações.

      Responder
      • 29. Ricardo Macario  |  Dezembro 19, 2012 às 12:42 pm

        Obrigado pela informação, que foi muito útil. A minha maior preocupação é que poderia tratar-se de um tipo de contaminação que poderia colocar o minhocário em risco.
        A princípio, o minhocário parece estar bem saudável (em relação as minhocas), pois elas parecem estar bem ativas (e gordinhas). Tenho colocado uma comida bem variada e tenho visto uma boa quantidade de minhocas (filhotnhos). A minha preocupação mesmo eram estes vermes. Realmente, pelo que você disse, parecem ser vermes de mosquinhas de frutas. Obrigado novamente e BOAS FESTAS.

      • 30. Carapeços Arriada Mônica  |  Dezembro 22, 2012 às 6:23 pm

        Olá Ricardo,
        Por nada. Os cuidados que você está tomando são realmente super importantes. E pelo visto você realmente observa e interage com o sistema. Ótimo, continue fazendo isso e aprendendo.

        Os sinais de problemas costumam ser:
        – Muita umidade, começa a ter um cheiro ruim (de podre).
        – Se você coloca a mão no minhocário e está muito quente.

        Em ambos os casos falta adicionar carbono e aerar. Então, coloque folhas secas e mexa para descompactar os resíduos em decomposição.

        Enfim, boas festas para você e suas parceiras de sustentabilidade!
        Mônica

  • 31. Joana  |  Março 29, 2013 às 8:15 pm

    Olá, Mônica. Muito legal seu blog. Já faz tempo que estou pensando em começar um minhocário, e acho que chegou a hora. Tenho lido vários artigos, e o teu me parece o mais legal. Tenho duas perguntas:
    1) Qual é o menor tamanho que posso ter as caixas? Pergunto porque moro sozinha e não cozinho tanto em casa. Tenho medo de não produzir lixo orgânico suficiente para manter as minhocas saudáveis. Acho que produzo por semana um, no máximo dois saquinhos de lixo orgânico (daqueles de pia). É suficiente?
    2) Viajo muito. Normalmente fico fora somente alguns dias, o que entendi que não seria problema. Mas e se eu viajo por duas ou três semanas, o que faço com o minhocário?
    3) Li em outros artigos que podemos, além de restos de frutas e vegetais, e folhas secas, adicionai papéis (guardanapos, sacos de pão, e até papel higiênico usado). É mesmo?
    Muito obrigada!
    Um abraço,
    Joana

    Responder
    • 32. Carapeços Arriada Mônica  |  Março 30, 2013 às 2:49 pm

      Olá Joana,

      Obrigada. No último ano estive bastante ausente do Blog, fico feliz que os artigos continuem sendo úteis.
      Minhocário é maravilhoso e super recomendável para todos! Não há problemas de passar longos períodos fora, as minhocas se viram muito bem sozinhas. Para manter a alimentação delas de qualidade, algumas dicas:
      – Sugiro você ter uma caixa tamanho normal de minhocário, pois assim terá espaço mais espaço para colocar comida quando for se ausentar por um tempo.
      – Duas sacolinhas de matéria orgânica por semana está ótimo. Lembre-se que deve ser adicionado pelo menos o mesmo volume de folhas secas. Além disso, se em algum momento vc não estiver produzindo resíduos, certamente terá vizinhos dispostos a contribuir e é uma ótima forma de divulgar a ideia!
      – Os alimentos no minhocário são preferencialmente frutas, legumes, verduras. Pode-se colocar papel, mas sugiro cautela pois normalmente possuem químicos de branqueamento etc. Eu não colocaria papel higiênico. Tbm não deve colocar frutas cítricas como limão e laranja. E pessoalmente tive problemas uma vez que coloquei farinha. Assim, evito farinhas e restos de comidas com moderação (e só se for alimentação vegetariana).

      É muito importante manter uma “relação” com seu minhocário. Ou seja manipulá-lo, mexer com uma colher de plantas de vez em quando para verificar se está úmido demais (precisando de mais folhas secas) e o cheiro. Ele deve ter cheiro agradável de terra. Caso esteja com odor desagradável provavelmente com muito material orgânico e com pouca aeração.

      Enfim, são várias as dicas, mas na verdade não precisa se preocupar pois vc vai aprender na prática e não tem muito erro viu? É sempre possível remediar se estiver estranho. :>)
      Boa sorte!

      Responder
  • 33. Márcia  |  Novembro 5, 2013 às 1:14 am

    OLá! Parabéns pelo blolg.. Tenho um minhocário há um mês e está infestado de mosquinha de frutas. É coberto(1a caixa) com um sombrite, porém as mosquinhas passam pelo buraquinho..da tela. Achei a ideia do saco maravilhosa e gostaria de saber que tipo de fazenda usou.. Há perigo de abafar o minhocário? Pois moro no RJ e nesta época do ano faz muito calor.. Não quero desistir por causa dessas mosquinhas, quero uma solução. Agradeço a atenção.
    Márcia,

    Responder
  • 34. Fabio-Rj  |  Novembro 12, 2013 às 6:33 pm

    Eu também comprei com a Yara e ela é um doce de pessoa.

    Não é propaganda, mas é impossível não indicá-la mediante a segurança que ela te passa. Liguei prá ela, achei no site do minhocário Nossa, quantas coisas ela me esclareceu na maior paciência.

    Quando a gente começa (meu caso), fica cheio de dúvidas e ela esclarece tudo numa boa. Até hoje eu mando email com dúvidas e ela me responde muito gentilmente..

    As minhocas chegaram em perfeitas condições.aqui no Rj.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: