Visita ao sítio Capororoca – POA, RS

Junho 1, 2010 at 12:25 am Deixe um comentário

Silvana mostrando a propriedade.

Minha última viagem para Porto Alegre foi ainda mais especial, pois tive a oportunidade de conhecer o Sítio Capororoca (http://www.sitiocapororoca.com/).

O Sítio despertou meu interesse, a partir das pesquisas que realizei sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs (Veja postagem https://vidasustentavel.wordpress.com/2010/04/20/plantas-nativas-comestiveis/), pois o botânico Valdely fez seus experimentos por lá.

Por telefone consegui agendar uma visita com a Silvana, proprietaria do Sítio. O sítio tem banca na feira ecológica da redenção, que ocorre sábados pela manhã. Assim, a visita foi à tarde, após o período da feira.

Quando chegamos ao local, eu e meu namorado, tivemos uma acolhedora recepção. Um primeiro bate-papo ao redor da mesa do café da tarde, regado com cerveja de produção local.

Em seguida Silvana nos levou para conhecer o Sítio. Localizado na zona rural de Porto Alegre, próximo à reserva ecológica Itapuã, o sítio possui uma área de em torno de 3 hectares. Em uma breve passagem pudemos perceber a diversidade da produção, passamos por cultivos de hortaliças, pomares, produção de cogumelos shitake etc. Silvana sabia de meu interesse por PANCs, assim ao longo do percurso ia apontando diferentes espécies e comentando propriedades, formas de uso etc.

Foram várias aprendizagens, mas realmente precisaria de outras visitas para conseguir “acomodar” tantas informações. Uma curiosidade interessante foi conhecer uma espécie de hibisco, cujas flores são usadas para chá medicinal. Eu achava que o chá era feito das flores dos hibiscos comuns, usado em abundância como planta ornamental. Porém descobri que a flor para o chá é de um tipo específico e que não é perene, seu plantio é renovado todos os anos.

Hibisco - flores usadas para chá medicinal

Hibisco - flores usadas para chá medicinal

Também pude apreciar e adquirir alguns produtos do sítio como patê de tomate, patê de cogumelos, patê de beringela, chimia de abóbora e jaracatiá.

Saimos do Sítio com sementes, mudas, idéias e vontade de voltar!

Entry filed under: Propriedades, ecovilas, .... Tags: .

Viveiro portátil Curso de mobiliário em bambu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: