Práticas permaculturais na zona 1

Março 2, 2010 at 2:36 pm Deixe um comentário

Filosofar é ótimo, mas também é essencial concretizar…

Neste mês participei de diferentes atividades práticas em Yvyporã. Focalizamos nas zona 1 da Casa Mãe e  da Casa da Montanha.

No momento a Casa Mãe está em obras, de forma que a zona 1 acaba sendo um pouco “bagunçada”.  Assim, periodicamente é necessário organizar ou consertar coisas. Um desses mutirões que fiz, juntamente com Renato e Marcos,  foi para facilitar a recuperação do morro atrás da casa, do qual foi retirada a terra necessária para uso na reforma do piso.

Basicamente foram duas as estratégias para minimizar o impacto:

1) A retirada da terra foi feita em patamares, seguindo a inclinação do terreno. Desta forma o trajeto da água que escorre do morro é suavizado, sendo que grande parte infiltra nos patamares.
2) Foram postas plantas de rápido crescimento para cobrir rapidamente o solo exposto e “segurá-lo”. No caso utilizamos Citronelas, que é um capim bastante resistente e que também atua como repelente natural de insetos (interessante para as proximidades da casa).

Também estamos estruturando canteiros para retomar a produção de verduras e legumes. Os primeiros canteiros que fizemos foram, na Zona 1, da Casa da Montanha.

A descrição completa do processo foi pode ser lida em http://yvypora.wordpress.com/2010/03/01/comecando-os-canteiros-da-zona-1/#more-1037.

No momento estamos recuperando os canteiros da Casa Mãe (parte havia sido “soterrada” por entulhos). Estou ansiosa para começar o plantio. Mas…paciência é importante para melhores resultados, de forma que estou esperando a mudança de lua para entrarmos na Lua Minguante (recomendada para os vegetais que nos interessam especialmente a parte que cresce acima do solo. Já a lua crescente é sugerida para plantio de raízes). Também estamos tentando conseguir sementes orgânicas, contactando a Bionatur(http://www.bionatur.com.br/):

Entry filed under: Agricultura orgânica, Permacultura. Tags: .

Consciência é o primeiro passo! Descobrindo o Bambu…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: