Consciência é o primeiro passo!

Janeiro 31, 2010 at 7:41 pm Deixe um comentário

No dia-a-dia são tantos os absurdos observados, que naturalmente surgem diversos questionamentos.  Alguns mais filosóficos e complexos, tipo:

– Por que as pessoas passam a vida trabalhando em coisas que não gostam ou que lhes gera stress e doenças? Passar a maior parte da vida sofrendo, para no final se aposentar e “aproveitar” (entre “” pois sabemos que normalmente quando essa época chega, muitas vezes já é tarde…)?

– Por que causar tantos males e sofrimento a outros seres (humanos, animais, plantas)?

Mas, há também questões bem mais simples e práticas que me deixam ainda mais intrigada acerca da incoerência da atitude humana! Alguns questionamentos…

– Por que comer/beber veneno?
– Por que facilitar que outras pessoas comam veneno, especialmente crianças (muitas vezes os próprios filhos!)?
– Como ignorar a responsabilidade em relação ao próprio lixo?
– Por que as casas não coletam água da chuva? Ao invés de beber uma água pura, preferem comprar água envenenada!?

Realmente não é possível acreditar que as pessoas tenham essas atitudes de forma consciente, pois seria um atestado de loucura total! Você concorda que é o nível mais alto de desumanização alguém não demonstrar amor por si próprio e por seus filhos?

Penso que a única explicação seja a ignorância. Aposto nessa hipótese porque também já fiz e faço muitas besteiras por falta de conhecimento. Por isso defendo a educação como um poderoso instrumento para a emancipação humana!

Acredito que é possível termos um mundo justo, ético, solidário, amoroso. Afinal, a natureza tem o princípio da cooperação, da abundância e somos parte dessa natureza. No geral nos desconectamos dela e passamos a viver uma grande ilusão, aprisionante e repleta de sofrimento porque fomos enganados, iludidos por inversões de valores (na sociedade que vivemos o “capital” tem mais valor do que a vida!). Conhecer a ilusão, o engodo que nos “vendem” é o primeiro passo para a mudança dentro de cada um de nós.

Nesta mensagem quero lançar um convite para estimulá-lo(a) a continuar no seu caminho de busca pelo conhecimento. E também compartilhar um recurso que acho muito útil nesse caminho: informação de qualidade!

A Internet nos proporciona um meio de comunicação que é livre de manipulação e controle. No mundo todo há inúmeros colaboradores trabalhando para compartilhar materiais que facilitem a educação plena. Segue abaixo o link do Blog que exemplifica o que estou dizendo, o autor fez uma síntese de documentários educativos, na maioria dos casos “escondidos” do grande público por conterem informações que vão contra o interesse do capital.

DOC VERDADE: documentários por um mundo mais justo
http://docverdade.blogspot.com/

.
.
Aproveite e passe a referência adiante!

Entry filed under: Consumo consciente, Links diversos. Tags: .

Vida sustentavel em 2010! Práticas permaculturais na zona 1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: