Utilize seu lixo orgânico em um minhocário doméstico

Setembro 22, 2009 at 7:53 pm 11 comentários

Considero um grande desperdício de recursos colocar o resíduo orgânico doméstico no lixo. Além de contribuir para o problema do lixo nos centros urbanos.  Como transformar esse problema em solução? Há basicamente duas soluções…

A primeira é adequada quando temos um grande volume de resíduos e grandes espaços. Nesse caso, é  possível utilizar uma composteira e produzir um ótimo produto para adubação orgânica (conforme apresentei na postagem sobre o estágio no sítio Curupira). Porém, para que a compostagem ocorra adequadamente (verificada quando a pilha atinge altas temperaturas durante a decomposição, eliminando assim agentes contaminantes que podem causar doenças) é necessário espaço ter um volume mínimo de 1 metro quadrado.

A outra solução é um minhocário. Esta é bastante simples e pode ser aplicada em qualquer local, inclusive pequenos espaços, como apartamentos. Existem, soluções prontas de minhocários sendo comercializadas (http://www.minhobox.com.br/). Mas, prefiro propostas mais simples e que eu possa realizar todo processo. Assim, além de normalmente terem custo mais baixo também me rendem aprendizagens e domínio do processo!

Pesquisei várias propostas que contemplassem meu objetivo de um minhocário em espaço reduzido, para utilização em apartamento. A solução mais interessante que encontrei foi a minhocasa, conforme ilustram os vídeos abaixo.

Programa da TV Record sobre a produção doméstica de adubo e fertilizante


http://www.youtube.com/watch?v=v3lZszKqiEo

Vídeo com detalhamento da construção de um minhocário com caixas plásticas para uso doméstico, em pequenos espaços como apartamentos


http://videolog.uol.com.br/video.php?id=240709

Na pesquisa também foi fácil descobrir que as minhocas californianas são as mais adequadas para um minhocário caseiro, visto que são bem mais vorazes que as minhocas nativas. Desta forma, elas consomem o resíduo mais rapidamente. Outro benefício é que elas toleram que os materiais sejam postos “in natura”, diferentemente das minhocas nativas (para estas o alimento precisa primeiro ser compostado).

Materiais mais completos, para quem quiser detalhes sobre a minhoca californiana, seus hábitos alimentares entre outras informações podem ser encontrados nas publicações da Embrapa Clima Temperado. Sugiro a seguinte publicação: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/circulares/Circular_57.pdf

Apesar de parecer complicado e necessário ter muito conhecimento, na prática descobri que é realmente muito simples ter um minhocário. Basicamente só é necessário ter uma caixa e colocar um pouco de húmus com as minhocas e ir adicionando materiais orgânicos (restos de frutas, verduras, folhas etc) por cima. Um cuidado essencial é intercalar os materiais frescos com matéria seca para evitar que o ambiente fique muito molhado. Nesse sentido, para verificar a qualidade do ambiente, nada melhor do que “colocar a  mão na massa” e mexer no minhocário semanalmente, observando umidade, se as minhocas estão se multiplicando (além do aumento de minhocas, ver minhocas de todos tamanhos, ovos etc é um bom sinal). Se o ambiente estiver muito ruim as minhocas vão mostrar isso, pois elas “fogem” hehe.

Mas, estou com dois experimentos, e pelo que pude constar é realmente muito difícil dar errado. Em um deles eu simplesmente utilizei uma caixa de madeira e no outro fiz conforme explicado nos vídeos (apenas não coloquei a torneirinha na caixa de baixo).  Em ambos estou intercalando camadas de lixo orgânico da cozinha (só não coloco restos de comida por causa do tempero, nem cascas de cítricos porque prejudicam as minhocas) e jornal (não disponho de folhas secas, que seria o material ideal) e estou tendo ótimos resultados. A multiplicação das minhocas está excelente e aos poucos o húmus está sendo produzido. Uma surpresa foi que não tive produção de chorume!? Assim, nas caixas plásticas a caixa de baixo nem está sendo útil…mas deixei por precaução.

Enfim, o meio ambiente agradece e também as plantas de casa que agora estão recebendo um dos melhores adubos orgânicos que existe: húmus de minhocas!

Entry filed under: Agricultura orgânica, Permacultura. Tags: .

Consuma orgânicos! Porque alimento não pode ser veneno… Vida sustentavel em 2010!

11 comentários Add your own

  • 1. Cleber  |  Outubro 26, 2009 às 9:48 pm

    Oi, parabéns pelo blog, poderia ajudar a divulgar o Pelotas Freecycle ?

    http://www.pelotasfreecycle.org

    tem um banner lá na página.

    O objetivo é despertar a consciência social e ambiental na região sul do RS.

    Abs,
    Cleber

    Responder
  • 3. Priscila Muniz Medeiros  |  Agosto 30, 2010 às 8:49 pm

    Olá, sou pedagoga e gostei das informações sobre o minhocario.Pretendo construir com meus alunos na escola. Tenho dúvidas, pois gostaria de apresentar um proposta possível para aplicação na casa dos alunos. Você pode me orientar como fez o seu de caixa de madeira?

    Agradeço

    Responder
    • 4. Carapeços Arriada Mônica  |  Setembro 3, 2010 às 11:22 am

      Olá Priscila,
      É um ótimo trabalho para fazer com as crianças!
      As caixas do meu minhocário atual não são de madeira, são plásticas, pois é bem mais fácil e também não tem problema deixar na rua.
      Eu comprei em uma loja em Porto Alegre que vende caixas diversas para mercados. Escolhi um modelo de um tamanho médio (em torno de 20X30) e que encaixassem para serem empilhadas. Nas duas caixas de cima fiz furos com furadeira para as minhocas poderem transitar. E pronto! Algumas pessoas colocam uma torneira na caixa de baixo para retirar o chorume. Particularmente acho que só complica, prefiro observar o acúmulo de chorume e quando acho necessário viro o conteúdo em um balde.
      Espero ter lhe auxiliado.
      Abraços,
      Mônica

      Responder
  • 5. Carapeços Arriada Mônica  |  Setembro 3, 2010 às 11:27 am

    Priscila,
    Você viu que há outra postagem sobre o minhocário, mais recente e com mais orientações sobre o manejo? (https://vidasustentavel.wordpress.com/2010/06/29/manejo-do-minhocario-domestico/).

    Abraços,
    Mônica

    Responder
  • […] 4, 2010 Em postagens anteriores expliquei como estruturar um minhocário doméstico (https://vidasustentavel.wordpress.com/2009/09/22/utilize-seu-lixo-organico-em-um-minhocario-domestico…) e passei dicas para cuidar do minhocário […]

    Responder
  • […] Utilize seu lixo orgânico em um minhocário doméstico « Vida sustentável. […]

    Responder
  • 8. Maria Helena Peixoto  |  Janeiro 21, 2012 às 1:55 pm

    Moro em Olinda PE, estou interessada em montar um minhocário no quintal de minha casa, mas não sei como adquirir as minhocas. Li na internet o processo de transforma o lixo em humus e acredito que não seja muito difícil montar um. Gostaria muito de vivenciar esta vivencia para poder repassar para outras pessoas.

    Responder
  • 9. Arnoldo Oiveira '  |  Maio 7, 2012 às 2:51 pm

    Muito Massa!!

    Responder
  • 10. William  |  Junho 7, 2013 às 3:23 am

    Para as minhocas poderem transitar de uma caixa para outra bastam os furos??
    Eu teria então que encher cada caixa até onde toca a de cima para as minhocas conseguirem passar??
    Aguardo resposta, estou com vontade de começar um minhocário em casa, mas primeiro estou reunindo as informações necessárias!

    Responder
    • 11. Carapeços Arriada Mônica  |  Junho 7, 2013 às 10:17 am

      Olá William,
      Também tenho essa dúvida. Minha hipótese é de que para descer elas podem até se “jogar” da caixa de cima e cair na debaixo. Mas para subir, fica bem difícil para elas, quando não há composto da caixa de baixo tocando na de cima. Assim, busco sempre deixar essa “passagem”. É natural que na caixa de baixo comece a diminuir a quantidade de material. Assim, tento acumular em um lado para fazer com que pelo menos um lado toque na caixa de cima.
      É uma ideia…
      Abraços,
      Mônica

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: