Em busca de permacultores na minha cidade natal – Pelotas – RS

Julho 19, 2009 at 10:02 pm Deixe um comentário

Nos últimos meses estou transitando entre Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Florianópolis e Pelotas. Devido às minhas raízes, meu ponto de referência principal é minha família em Pelotas. Assim, estou aproveitando as estadas por aqui para redescobrir a cidade, agora com um olhar especial na busca de pessoas e grupos que também buscam um estilo de vida de cuidado com as pessoas, animais e natureza.

Para minha alegria em todos os lugares as iniciativas estão florescendo. Final de junho tive o privilégio de participar do primeiro encontro de um grupo que está se formando com a intenção de criar uma ecovila. Pessoas muito lindas, com idéias e sonhos que desejo muito que se concretizem! O nome do grupo já é inspirador: Amoreza (Amor+Natureza)!

Hoje, visitei uma família que também está totalmente engajada em um estilo de vida sustentável – a família Gottinari, o espaço se chama Templo das Águas e fica na Colônia São Miguel, 37km de Pelotas pela BR392. O nome não poderia ser mais adequado, o espaço é realmente um paraíso, cercado por um riacho com corredeiras e cachoeiras. No espaço são oferecidas várias atividades como vivencias naturais; atividades permaculturais; trilhas ecológicas; visitação.

Agendei com a família para passar o dia por lá com minha mãe. Chegamos em torno de 10hs e fomos recepcionadas pelo casal super acolhedor Marcos e Marta. Eles nos mostraram um pouco da propriedade e depois sentamos para matear e conversar sobre permacultura. Mais tarde passou por lá outro grupo de visitantes, realizaram uma trilha, depois se deliciaram com um suco de butiá e com as músicas e contos do Marcos. O grupo foi embora e fomos almoçar – uma excelente refeição vegetariana e com alguns alimentos nativos comestíveis como: tansagem e semente de aroeira branda (gosto de semente de coêntro). Depois do almoço conversamos mais um pouco e saímos para conhecer outros locais da propriedade. A visita foi curta, mas certamente retornarei para aprender mais e principalmente trabalhar um pouco por lá, ajudando no que puder.

O Templo das Águas é parte da rota do Programa Turistico Pelotas Colonial. Veja mais informações em http://www.ufpel.tche.br/pelotas/colonia.html


S6300001

S6300002S6300006S6300010

Entry filed under: Propriedades, ecovilas, .... Tags: .

Yvy Porã – O eterno retorno… Consuma orgânicos! Porque alimento não pode ser veneno…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: