E quando chega a hora de reciclar…o que fazer?

Junho 5, 2009 at 9:25 pm 2 comentários

No momento estou passando um tempo com minha família em Pelotas em um apto. Assim, ando mais voltada para ações de permacultura urbana. E, nesse contexto, o lixo é sempre uma preocupação. 

Assim, vou continuar a temática da postagem anterior…mas partirei para a última alternativa citada – a reciclagem. Chega um momento em que realmente determinadas coisas já não nos são mais úteis. O que fazer com elas? Como evitar mandá-las para o lixão?

Vou compartilhar algumas referências que descobri e achei muito úteis para facilitar esse processo. 

Em primeiro lugar, avalie se o objeto que quer se desfazer poderia ser útil para alguém. Muitas vezes nossas tralhas são interessantes para outras pessoas. Com o objetivo de facilitar uma “rede de troca de tralhas” há um site chamado FreeCycle. Basicamente são estruturados grupos de determinadas localidade e quando alguém quer doar ou precisa de algum produto lança sua oferta ou pedido ao grupo. No Brasil há grupos ativos em 23 cidades, veja a lista em http://www.freecycle.org/group/BR/Brazil. Qualquer pessoa pode ser voluntária para criar um grupo. Assim, se a sua cidade não estiver na lista, talvez você queira fundar um grupo!

Segundo passo, se não tem jeito e o material precisa ir para o lixo mesmo, tente separar os materiais que podem ser reciclados. É fundamental ter em casa três lixeiras: 1) Recicláveis; 2) Orgânicos (compostáveis); 3) Rejeito. E como saber o que jogar em cada lixo? Quais materiais podem ser reciclados? No site Lixo. Com.br (http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243 ) há informações detalhadas sobre cada material. Descobri, por exemplo, que clipes são metais não recicláveis! Ah, deixe embalagens minimamente limpas, ninguém merece mexer em um lixo nojento, né?

Por fim, é também importante saber para onde enviar o material que você separou para a reciclagem. Na maior parte das cidades o serviço público não faz coleta seletiva de lixo e pior, as vezes faz uma “enganação”, pois coletam e misturam tudo denovo! O ideal é levar os materiais diretamente para as cooperativas de catadores. Dessa forma você poderá ter a tranqüilidade de saber que transformou um problema em uma solução para quem realmente merece! Você sabe onde há cooperativas e pontos de coleta próximos da sua casa? Caso não conheça, não se preocupe. Na Internet também há essa informação para te ajudar. Acesse o site http://www.rotadareciclagem.com.br/. Lá você digitará seu endereço e a ferramenta ira localizar pontos de coleta próximos a sua casa, clicando no ponto você terá informações do tipo de organização e dos produtos que eles recebem.

Enfim, vamos juntos transformar problemas em solução!

Obs.: Lembre-se que óleo de cozinha usado é excelente para fazer sabão, conforme já expliquei em outra postagem. Assim, vc pode guardar em uma garrafa pet até ter um volume suficiente.

Entry filed under: Consumo consciente, Permacultura. Tags: .

Reciclar é a última alternativa… Estágio no sítio Curupira

2 comentários Add your own

  • 1. sitiocurupira  |  Julho 3, 2009 às 7:10 pm

    Parabéns Mônica, as postagens ficaram ótimas. O vídeo de produção de cogumelos ficou perfeito, parece até coisa é profissional, rsrsrsrs. Logo estarei postando também um passo a passo no site do Curupira para desmistificar todo o processo de produção do Pleurotus a partir de sementes inoculadas no grão de cereais.
    Esta é a recompensa de nossa dedicação: a informação passada a diante.
    Um grande abraço de todos do Sítio Curupira e seja sempre bem-vinda.
    Gardel Silveira, um curupira do sítio.

    Responder
  • 2. lili  |  Setembro 1, 2009 às 3:04 pm

    adorei

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Arquivos


%d bloggers like this: